NOTÍCIASRESTITUIR HONRA E AUTORRESPEITO

PROSPERIDADE ESTÁ A VOLTAR AO NEPAL

Treino de professores no lançamento de Prosperidade para o Nepal (foto principal); os jovens nepaleses com capa personalizada do TWTH (acima, à esquerda); alunos aplicam: “Seja Diligente” (acima, à direita).

A competição do Prémio Prosperidade para o Nepal envolve jovens nepaleses enquanto lhes ensina os preceitos de O Caminho para a Felicidade.

Situado nos Himalaias, o Nepal é uma terra de cultura antiga e espiritualidade. Oito das montanhas mais altas do mundo, incluindo a mais alta — o Monte Evereste — tocam no céu do Nepal, que é flanqueado pela China e Índia. É o lar de Lumbini, o local de nascimento de Gautama Buddha, fundador do Budismo.

No entanto, apesar da sua herança rica, o Nepal hoje em dia é uma das nações mais pobres, a sofrer de valores morais em declínio devido a uma insuficiência no sistema educacional e desemprego — ambos um prenúncio dum futuro sombrio para o seu povo.

O Rocco Lanatà, um defensor do Caminho para a Felicidade, apareceu pela primeira vez no Nepal pelo convite de Mahesh Kunwar, antigo Subsecretário da Educação do Nepal e Presidente da Sociedade Humanitária do Nepal. Kunwar estava à procura de soluções para melhorar a sua terra natal e depois de ver um evento do TWTH on‑line que Lanatà fez, ele sabia que tinha encontrado um parceiro perfeito nos seus planos para mudar a face do Nepal.

Os dois concordaram em colaborar e no fim de 2013 começaram um projeto para treinar os militares depois do General Comandante das Forças Armadas examinar O Caminho para a Felicidade e simplesmente disser: “Eu quero isto.” Os seminários foram também realizados para médicos, enfermeiros e monges Budistas em Lumbini.

Mas para mudar o futuro de Nepal, precisavam de alcançar a juventude. Para esse fim, foram realizadas reuniões em 2016 com o Ministro de Desenvolvimento Urbano, o General das Forças Armadas do Nepal e o Presidente da Organização das Escolas Privadas e Institutos do Nepal. Isto inspirou planos que iriam ajudar a realizar o sonho dum Nepal mais forte e próspero por meio de proporcionar aos jovens o guia dos princípios morais de O Caminho para a Felicidade.

Como expresso pelo Ministro de Desenvolvimento Urbano: “Do fundo do meu coração recomendo vivamente para o maior benefício do povo nepalês, a adoção de O Caminho para a Felicidade, cujas distribuições levaram à paz, segurança e prosperidade da nossa bela nação.”

Assim nasceu o Prémio Prosperidade para o Nepal a ser implementado no ano letivo de 2017–2018. “Um concurso para escolas em todo o Nepal será baseado na aplicação dum preceito de O Caminho para a Felicidade”, explicou Lanatà.

“Do fundo do meu coração recomendo vivamente para o maior benefício do povo nepalês, a adoção de O Caminho para a Felicidade, cujas distribuições levaram à paz, segurança e prosperidade da nossa bela nação.”

Lanatà e Kunwar introduziram o concurso com duas sessões de treino para 346 professores e diretores da escola, que depois voltavam às suas escolas com folhetos do TWTH na mão para treinar ainda mais professores. Após a formação, a entrega começou imediatamente com os alunos a escolher um preceito de O Caminho para a Felicidade e criar projetos para demonstrar a sua aplicação na vida. Os alunos mais velhos escolheram o preceito 4: “Ame e Ajude as Crianças.” Em demonstração disso, juntaram‑se aos alunos mais novos da escola e ajudaram‑nos com os seus trabalhos de casa. Os alunos da Escola Shikshalaya do Nepal aplicaram o preceito 16, “Seja Diligente”, ao limpar o pátio da sua escola que estava em desordem por um projeto de construção abandonado. Eles limparam, organizaram e voltaram a usá‑lo.

No fim de 2018, cada diretor da escola irá preparar um DVD que contém as provas das suas atividades na implementação do preceito escolhido do TWTH. Isso incluirá um curto relatório, histórias de sucesso, fotografias e vídeos.

Serão escolhidos três vencedores, mas de facto todos os participantes vão ser vencedores, porque no processo do concurso, a juventude de Nepal será instilada com valores morais essenciais numa forma divertida e interessante. Um tecido forte de moral irá tornar‑se a fundação para o futuro: um Nepal a florescer e prosperar.



AJUDE A RESTAURAR A CONFIANÇA

A Fundação Internacional O Caminho para a Felicidade trabalha para reverter a decadência moral da sociedade ao restaurar a confiança e honestidade através da ampla distribuição dos 21 preceitos. Os donativos apoiam a produção e distribuição do folheto e do currículo de O Caminho para a Felicidade.