10. APOIE UM GOVERNO CONCEBIDO E GERIDO PARA O POVO.

Homens e grupos malévolos e sem escrúpulos podem usurpar o poder do governo e usá-lo para os seus próprios fins.

Um governo organizado e conduzido somente em função dos interesses de certos indivíduos e grupos faz com que a sociedade tenha um tempo de vida curto. Isto põe em perigo a sobrevivência de toda a gente nessa terra e até mesmo a daqueles que o tentam fazer. A História está cheia de mortes governamentais como essas.

Oposição a tais governos geralmente só traz mais violência.

Porém, pode-se levantar a voz em sinal de alerta, quando há abusos desse tipo por todo o lado. E não é preciso apoiar activamente um governo assim; sem fazer nada de ilegal, ainda é possível, simplesmente ao retirar a sua cooperação, acabar por ocasionar uma reforma. No momento em que estas páginas estão a ser escritas, há vários governos pelo mundo fora que estão a falhar, somente porque os seus povos estão a exprimir silenciosamente o seu desacordo através da simples não cooperação. Estes governos estão em risco: qualquer vento contrário pode derrubá-los.

Por outro lado, quando um governo está obviamente a trabalhar bastante arduamente para TODOS os seus cidadãos, e não para algum grupo de interesse ou para um ditador insano, deve dar-se-lhe todo o apoio possível.

Existe um assunto chamado “governo”. Nas escolas ensina-se principalmente “Educação Cívica”, que não é mais do que a maneira como a organização actual está estruturada. O verdadeiro assunto, “governo”, aparece sob diversos nomes: Economia Política, Filosofia Política, Poder Político, etc. Todo o assunto de “governo”, e de como governar, pode ser bastante exacto, quase uma ciência técnica. Se está interessado em ter um governo melhor, um governo que não cause problemas, então deve sugerir que esta matéria seja ensinada nas escolas, desde muito cedo. Além disto, também poderá ler acerca do assunto: este não é um tema muito difícil desde que consulte um dicionário para clarificar as palavras difíceis.

Afinal de contas é o povo e os seus líderes de opinião que suam e lutam e dão o sangue pelo seu país. Um governo não pode sangrar, nem sequer pode sorrir: um governo é apenas uma ideia que os homens têm. É somente o indivíduo que está vivo – você.

O caminho para a felicidade é difícil
de seguir quando ensombrado pela opressão da
tirania. Um governo benigno, que é concebido e gerido para
TODAS as pessoas, pode
aplanar o caminho: quando isso
acontece, ele merece apoio.