Preceito 11, Não Prejudique Uma Pessoa de Boa Vontade
11. NÃO PREJUDIQUE UMA PESSOA DE BOA VONTADE.1
Apesar da insistência das pessoas malévolas em dizer que todas as pessoas são más, também há por aí muitos homens e mulheres que são boas pessoas. Você poderá ter tido a sorte de conhecer algumas.
De facto, a sociedade funciona graças aos homens e mulheres de boa vontade. Os funcionários públicos, os líderes de opinião, as pessoas no sector privado que fazem o seu trabalho são, na sua grande maioria, pessoas de boa vontade. Se o não fossem, há muito que teriam deixado de servir.
Estas pessoas são fáceis de atacar: a sua própria decência impede–as de se protegerem demasiado. No entanto, a sobrevivência da maior parte dos indivíduos numa sociedade depende delas.
O criminoso violento, o propagandista, a imprensa sensacionalista, todos tendem a desviar a nossa atenção do facto real e quotidiano de que a sociedade não funcionaria em absoluto se não houvesse indivíduos de boa vontade. Enquanto eles guardam as ruas, dão conselhos às crianças, medem a temperatura das pessoas, apagam incêndios e dizem coisas sensatas com uma voz calma, nós corremos o risco de negligenciar o facto de que são estas pessoas de boa vontade que mantêm o mundo a funcionar e o Homem vivo ao cimo da Terra.
Apesar de tudo, estas pessoas podem ser atacadas, por isso, devem ser advogadas e tomadas medidas severas para as defender e proteger do mal, uma vez que a sua própria sobrevivência, e a da sua família e amigos, depende delas.
O caminho para a felicidade é
muito mais fácil de seguir quando
se dá apoio às pessoas
de boa vontade.
- 1. boa vontade: disposição favorável para qualquer pessoa ou coisa. Tradicionalmente, “homens de boa vontade” significa aqueles que desejam o bem para os seus semelhantes e que trabalham para os ajudar.