12.5 LEIA A SECÇÃO

Preceito 12‑2, Salvaguarde e Melhore o Seu Ambiente: Cuide da Sua Área

12‑2. CUIDE DA SUA ÁREA.

Quando as outras pessoas têm as coisas e as áreas delas sujas e desarrumadas, isso pode espalhar‑se para a sua área.

Quando as pessoas parecem não ser capazes de cuidar das suas coisas e áreas, isso é um sintoma de que elas sentem que, na verdade, não pertencem àquele lugar e que realmente não possuem as suas próprias coisas. Em jovens, as coisas que lhes foram “dadas” estavam condicionadas por demasiadas precauções e limitações, ou foram‑lhes tiradas pelos irmãos ou pelos pais. E possivelmente não se sentiam bem‑vindas.

Os pertences, os quartos e áreas de trabalho, os veículos dessas pessoas, mostram que estes não são realmente propriedade de ninguém. Pior ainda, por vezes pode notar‑se uma espécie de raiva contra as coisas. Vandalismo3 é uma manifestação disso: a casa ou o carro “que não é de ninguém” são rapidamente destruídos.

As pessoas que constroem e tentam manter as habitações para pessoas de poucos recursos, muitas vezes ficam consternadas com a rapidez com que estas começam a deteriorar‑se. Os pobres, por definição, pouco ou nada têm. Acossados de várias maneiras, eles também acabam por sentir que não pertencem àquele lugar.

Mas quer sejam ricas ou pobres e por qualquer que seja a razão, as pessoas que não tratam dos seus pertences e áreas podem causar desordem às pessoas que as rodeiam. Estou certo de que você se lembra de alguns exemplos disso.

Pergunte a essas pessoas o que é que elas realmente possuem na vida e se realmente pertencem ao lugar onde estão, e receberá algumas respostas surpreendentes. E ao mesmo tempo estará a ajudá‑las bastante.

A capacidade de organizar e manter em ordem os bens e áreas pode ser ensinada. Poderá ser uma ideia nova para alguém que um objeto, depois de tirado de um lugar e usado, deve voltar a ser posto no mesmo sítio, para que possa ser encontrado de novo: há pessoas que passam metade do tempo à procura das coisas. Um pouco de tempo passado a organizar‑se pode ser recompensado por maior rapidez no trabalho: isto não é um desperdício de tempo como algumas pessoas pensam.

Para proteger os seus bens e áreas, faça com que os outros tratem dos deles.