INVERNO 2015BOLETIM INFORMATIVO

O Caminho para a Felicidade Traz Nova Vida
A EQUIPA DA CIDADE MOTOR RETALIA CONTRA A DECADÊNCIA URBANA

O ponto de referência do Espírito de Detroit é um cenário adequado para a equipa d’O Caminho para a Felicidade infundir vida nova na cidade.

Detriot, em Michigan, outrora celebrada como a Cidade Motor devido à sua indústria automóvel e celebrada pelo Motown devido ao seu legado musical, é hoje uma das metrópoles mais conturbadas estado-unidenses. O aumento do desemprego, do crime e o tráfico de drogas levou a um êxodo de 25% da população na última década, deixando para trás dezenas de milhares de negócios, edifícios e casas abandonadas. Em 2013, Detroit tornou-se a primeira grande cidade dos EUA a declarar falência. Mas retaliar contra o cenário assustador de decadência urbana neste viveiro de crime é um movimento crescente que envolve os residentes de Detroit determinados a infundir vida nova na sua cidade. Monika Biddle estava entre eles, inspirada pela contribuição de O Caminho para a Felicidade para a redução do crime noutras cidades, e procurando o mesmo para Detroit.

Ela estabeleceu uma ligação com a ARISE Detroit!, uma coligação de cerca de 400 grupos comunitários que partilham programas e recursos para promover o voluntariado e o ativismo comunitário. De lá ela entrou em contacto com o Mack Alive, um grupo de desenvolvimento comunitário do lado leste de Detroit liderado pelo antigo Representante do Estado de Michigan, a Artina Tinsley Hardman. Com o bairro de Mack Avenue a ter duas das mais perigosas vizinhanças em Detroit (uma área com 26% de desemprego e com 35% dos seus residentes a viverem abaixo do limiar da pobreza), o desafio era assustador.

Quando foi introduzida a O Caminho para a Felicidade, Hardman viu imediatamente o valor prático dos 21 preceitos no trabalho da sua organização. «Todas as pessoas precisam de uma bússola moral», afirma enquanto os voluntários distribuem milhares de folhetos no bairro.

Mack Alive e outros grupos comunitários de Detroit criaram as suas próprias capas personalizadas para O Caminho para a Felicidade que foram distribuídos nas suas áreas.

E Hardman afirma ainda: «Acho que não importa como o utilizamos, se num centro de cidadãos idosos ou num dos nossos eventos “leva-os para a rua”, alguém irá apanhar esses folhetos, irá ligar-nos e perguntar, “Onde posso obter mais?” As pessoas querem partilhar O Caminho para a Felicidade com os seus amigos e família, e isso constrói a nossa comunidade.»

A equipa d’O Caminho para a Felicidade de Detroit repetiu o padrão no lado oeste de Detroit, onde a Fundação Irmandade em Brightmoor lançou o programa em projetos de habitação.

No norte de Detroit, um grupo de apoio baseado em fé para vítimas de violência também o adoptou. A palavra espalhou-se e finalmente mais de 40 organizações inter-religiosas, de segurança comunitária e de serviços colocaram 40 000 cópias dos folhetos e dos filmes nas mãos dos cidadãos de Detroit. O crime violento e o crime contra bens de propriedade caíram 25% nos bairros onde os folhetos foram distribuídos.

Quando as autoridades de topo da cidade (membros da Câmara Municipal, o Chefe da Polícia e o Presidente da Câmara de Detroit) receberam exemplares do folheto, o Presidente da Câmara respondeu: «Esta iniciativa é um fator vital na reanimação para reavivar o espírito e o orgulho da cidade e na construção de uma nova e brilhante Detroit onde todos possam florescer e prosperar.»

Antiga Representante Estatal de Michigan e atual líder do grupo «Mack Alive» (a segunda a partir da direita): «Não importa como o utilizamos… alguém irá apanhar O Caminho para a Felicidade, irá ligar-nos e perguntar, “Onde posso obter mais?”»


FACTOS
O Crime é reduzido com O Caminho para a Felicidade

Os índices de criminalidade relatados pela polícia caem nas comunidades saturadas com O Caminho para a Felicidade:

Baía de Plettenberg, África do Sul: Após a distribuição com a polícia d’O Caminho para a Felicidade em inglês, africâner e xhosa, os furtos diminuíram 63%, as tentativas de arrombamento a lojas diminuíram 67% e roubo agravado diminuiu 100%.

Ciudad Juárez, México: Na lista das «cidades mais perigosa do mundo», desceu do primeiro lugar para número 37 depois da distribuição d’O Caminho para a Felicidade, com homicídios em 2013 nos níveis mais baixos desde 2008.



AJUDAR OUTROS A ENCONTRAREM O CAMINHO PARA A FELICIDADE

A The Way to Happiness Foundation Internacional trabalha para reverter a decadência moral da sociedade ao restaurar a confiança e honestidade através da ampla distribuição dos 21 preceitos. Donativos apoiam a produção e distribuição do folheto e do currículo d’O Caminho para a Felicidade.