INVERNO 2015BOLETIM INFORMATIVO

REPÚBLICA DOMINICANA
Vice-ministra para a Educação Superior lidera O Caminho para a Felicidade

Enid Gil, Vice-ministra da Educação Superior, República Dominicana, no momento da sua nomeação como líder nacional d’O Caminho para a Felicidade.

Apesar da República Dominicana ser o destino mais popular nas Caraíbas, é atormentada por conflitos sociais implacáveis. Ao longo das duas últimas décadas, a taxa de homicídios aumentou 25% e o país tornou-se a maior base para narcóticos nas Caraíbas. O sistema público de educação (o pior nas Caraíbas e na América Central, com cerca de 50% das crianças a abandonarem a escola) está a levar a uma elevada taxa de desemprego (15%). Trabalho infantil e prostituição juvenil estão por todo o lado.

Roberto Naya, um residente em Miami a native das Caraíbas, viu n’O Caminho para a Felicidade a solução para a decadência moral que define o aumento do crime e violência na República Dominicana e lançou uma campanha base de palestras e treino. Um seminário para 20 professores no centro educativo do Jardim Zoológico de Santo Domingo levou a palestras para milhares de estudantes todos os meses. Seguiram-se por volta de 200 pedidos para o currículo e filmes d’O Caminho para a Felicidade, dos professores dos estudantes que visitam o jardim zoológico em excursões, espalhando o programa em escolas por todo o país. De seguida Naya introduziu os materiais a oficiais do governo, o que o levou ao gabinete do Vice-ministro da Educação Superior para a República Dominicana, Enid Gil. Ela reconheceu imediatamente a eficácia d’O Caminho para a Felicidade e, com Naya, ativou um plano de implementação pela comunidade académica de toda a nação. Ela própria uma professor universitária, Gil obteve certificação e treino completos para entregar o programa d’O Caminho para a Felicidade, e assim o fez na Universidade Autónoma de Santo Domingo, a maior universidade da nação. Isto resultou em dezenas de estudantes e professores a voluntariarem-se como facilitadores para palestras para centenas de professores, orientadores de estudantes, oficiais distritais do Ministério da Educação, e os 150 diretores de escolas públicas e privadas no distrito Moca. O Diretor-geral dos Serviços Comunitários apresentou pessoalmente o filme do livro e o currículo d’O Caminho para a Felicidade a todos os presentes.

Com 1000 indivíduos treinados, foram entregues seminários a mais escolas, universidades, faculdades de direito, fundações apoiadas pelas esposas dos juízes do Tribunal Supremo e pelos presos da prisão Najayo. Um preso levou outros 50 através de todas as 20 partes do currículo. Naya, Gil e a equipa apresentaram o filme d’O Caminho para a Felicidade a cada Senador; 1700 DVDs para o Departamento Nacional de Bem-estar para cada dos seus representantes no terreno; e 4000 para o Ministério da Educação para todos os conselheiros escolares da nação. Presença televisiva e na rádio levaram a que a mensagem se propagasse ainda mais.



UM GUIA DE SENSO COMUM PARA UMA VIDA MELHOR

O folheto d’O Caminho para a Felicidade com 21 preceitos (regras ou indicações de conduta) é a peça central de programas educacionais abrangentes para educadores escolares e comunitários, formadores de negócios e profissionais correcionais — completo com planos de aula e material didático audiovisual.


AJUDAR OUTROS A ENCONTRAREM O CAMINHO PARA A FELICIDADE

A The Way to Happiness Foundation Internacional trabalha para reverter a decadência moral da sociedade ao restaurar a confiança e honestidade através da ampla distribuição dos 21 preceitos. Donativos apoiam a produção e distribuição do folheto e do currículo d’O Caminho para a Felicidade.