BOLETIM INFORMATIVO

UMA VIDA DE CRIME OU
O CAMINHO PARA A FELICIDADE?

O Reverendo Kelly partilha a sua história de reduzir a violência de gangues em Denver.
O Reverendo usa os 21 preceitos de O Caminho para a Felicidade como uma ferramenta simples e poderosa.

O Reverendo Leon Kelly é uma lenda de Denver. Ele é conhecido como “O Rev” para as pessoas locais. Ao sair duma vida de crime, ele tem trabalhado para ajudar milhares de pessoas na sua cidade a fazer o mesmo.

Isto começou nos anos 80, quando Kelly viu gangues de rua em Denver — o que ele chamou “um cancro”. Ele sabia que estes gangues começariam pequenos e sozinhos iriam destruir a cidade.

Determinado a parar a sua cidade de sucumbir, ele formou Open Door Youth Gang Alternatives. O Reverendo Kelly tem usado o programa para o guiar de muitas formas para longe duma vida de crime.

Havia uma coisa, no entanto, que lhe faltava.

“Precisava de algo que não fosse sobre uma religião, não fosse uma doutrina, mas algo que simplesmente faz sentido”, disse Kelly. “Que tipo de mensagem posso usar como um currículo para permitir que todos estejam na mesma página?”

A resposta veio na forma de O Caminho para a Felicidade (TWTH), um guia de senso comum não‑religioso para uma vida melhor centrado em torno de 21 preceitos práticos.

Kelly ficou impressionado com o poder simples e prontamente do folheto que teve os seus próprios exemplares de capa personalizada produzidos. Estes depressa seriam encontrados nas mãos de centenas de pessoas por toda a cidade, distribuídos de acordo com a técnica de Kelly.

Kelly considera cada livro que ele dá a outra pessoa como uma semente que um dia irá salvar uma vida — uma vida que de outra forma estaria perdida para o crime.

Depois de entregar um livro a um estranho, ele vai dizer‑lhe para ler o primeiro capítulo sobre o preceito 1: “Cuide de Si Próprio” naquele momento.

“Houve alguma coisa aí que discordas?” Kelly perguntará.

“Não, absolutamente nada” será a resposta invariável.

“Bom”, Kelly diz. “Então, lê o resto do livro!”

Kelly faz isto onde quer que vá. Aqueles que ele dá um livro, voltam a relatar que descobriram que todos os preceitos são aplicáveis, disse ele. Depois, pedem mais exemplares para os seus amigos, vizinhos e família.

Kelly começou a incorporar O Caminho para a Felicidade e o anúncio de serviço público respetivo (um para cada preceito) na suas reuniões semanais “Virar o Jogo”. Concebido para ajudar as pessoas em liberdade condicional a voltar à sociedade enquanto os mantêm longe dos gangues, os encontros estão agora a estruturar em torno dum único preceito como “Seja Digno de Confiança” que o grupo vai examinar na sua vida e usar para iniciar uma discussão sincera.

“O Caminho para a Felicidade permitiu‑me ter diversos temas que poderiam ser aplicados e aceites por qualquer pessoa com que eu fale e é relativo a qualquer tipo de coisa que estão a passar na vida”, disse Kelly.

Kelly considera cada livro que ele dá a outra pessoa como uma semente que um dia irá salvar uma vida — uma vida que de outra forma estaria perdida para o crime.

Ronald Sloan, o Diretor reformado do Bureau de Investigação de Colorado, também reconhece isto. Ele pô‑lo desta forma, num reconhecimento ao Reverendo Kelly: “Há sempre trabalho a ser feito, mas como o livro que tem a sua imagem na capa da frente, O Caminho para a Felicidade diz ‘Salvaguarde e Melhore o seu Ambiente’.

“Você levou a mensagem desse livro — de cuidar de si próprio a florescer e prosperar — para todos os cidadãos da nossa grande cidade. Eu o louvo pelo trabalho que tem feito este ano e em todos os anos passados, para que isso aconteça.”



AJUDE A MUDAR O MUNDO

A Fundação Internacional O Caminho para a Felicidade trabalha para reverter a decadência moral da sociedade ao restaurar a confiança e honestidade através da ampla distribuição dos 21 preceitos. Os donativos apoiam a produção e distribuição do folheto e do currículo de O Caminho para a Felicidade.