CLUB DESAFÍO AJUDA OS JOVENS DE HONDURAS A DESAFIAR AS DROGAS E OS GANGUES

SANTA BÁRBARA, HONDURAS

Eduardo Sabillon dedica‑se a alcançar a juventude do seu país, Honduras, com O Caminho para a Felicidade para os afastar de um futuro de gangues e crime.

O Eduardo Sabillon ensina os jovens em Honduras ao usar os 21 preceitos de O Caminho para a Felicidade.

O Eduardo Sabillon nasceu numa pequena vila no estado de Santa Bárbara, Honduras. Desde cedo ele tinha uma paixão para ajudar a juventude e tornou‑se um professor.

“As Honduras têm mais de 800 000 jovens chamados ‘ninis’. Não estão na escola, não estão a trabalhar”, disse o Eduardo. Esses jovens são recrutados por gangues, às vezes tão jovens como nove. E assim que estiverem nisso, é quase impossível tirá‑los de lá.

Depois de ele ter sido contactado por um diretor da escola secundária de Santa Bárbara que lhe disse que os gangues estavam a vender crack na aldeia, o Eduardo começou a procurar uma forma de alcançar estes jovens. “Foi então que tive a ideia do Club Desafío. Um clube daqueles que são desafiadores.”

Ele reuniu alunos em risco em escolas secundárias, juntando‑os em clubes. Mas ele viu que precisava de mais. “A prevenção é excelente, mas precisamos de mais do que isso. Precisamos de algo para restaurar valores.” Quando ele encontrou O Caminho para a Felicidade, este tornou‑se rapidamente uma parte permanente do programa.

Com grande sucesso ao trabalhar com os alunos, ele precisava de ser capaz de multiplicar o seu alcance e assim ele treinou professores. “Foi assim que comecei a influenciar esse movimento e a criar um sentido de consciência social.”

O Diretor de Educação para Santa Bárbara ouviu falar do trabalho do Eduardo e queria isso para todo o estado, tornando TWTH parte de todas as aulas de educação cívica. Outros estados ficaram a saber e implementaram o programa, alcançando mais de 600 escolas em todo o país.

Para alcançar os pais, ele começou a entregar na Escuela para Padres. Eles estavam em breve a realizar seminários mensais e os pais depois aplicavam os preceitos com os seus filhos. Em breve os pastores estavam a querer usar TWTH com a juventude nas suas igrejas. Eles também receberam seminários.

Ao todo, mais de 100 000 pessoas foram educadas ao usar TWTH nas Honduras.

Mas como é que se alcança os ninis que estão em maior risco de serem levados para gangues? O Eduardo lançou um projeto para criar murais dos preceitos de TWTH nos seus lugares favoritos. Reunindo os ninis, eles não só ajudariam a criar murais, mas a limpar e melhorar os locais.

O Eduardo e a sua equipa trabalharam ainda mais com o PNP (Programa Nacional de Prevenção), uma divisão do governo que trabalha nas “zonas vermelhas”, lugares onde apenas as forças armadas vão. Mas, o PNP foi treinado no TWTH e entregaram‑no nestas comunidades.

“Há uma mudança que está a acontecer, as pessoas estão a sentir‑se mais seguras. As pessoas estão muito esperançosas, estão esperançosas de terem um país melhor. E elas estão a fazer algo acerca disso e a mudá‑lo.” A observação de Eduardo é confirmada por uma queda de 25% na taxa de homicídio do país.

Para saber mais sobre o trabalho de Eduardo, veja um documentário sobre ele em pt.Scientology.tv/ESabillon.