OS RE4MISTS DO QUÉNIA ESTÃO A MUDAR OS BAIRROS DE LATA DO PAÍS

QUÉNIA, ÁFRICA

Ex‑prisioneiros do Quénia criaram a organização Re4mist para reformar os bairros de lata de Nairobi, para que outros não sigam o mesmo caminho que eles.

A organização Re4mist usa O Caminho para a Felicidade para educar reclusos na Prisão de Mulheres de Langata nos 21 preceitos para uma vida melhor.

A organização Re4mist Crime Kwetu Si Poa (Para Nós, o Crime Não É Bom) do Quénia está “empenhada em defender uma sociedade sem crime, pacífica e sustentável como forma de garantir a dignidade à vida quotidiana dos jovens na sociedade”. Eles são guiados por sete valores fundamentais: serviços comunitários, inovação, excelência, integridade, diversidade, compromisso, reconhecimento e apoio de talentos individuais.

A Re4mist foi formada por ex‑prisioneiros que estavam determinados a ser cidadãos produtivos e contributivos, assim que libertados. Mas também queriam assegurar que os outros não fossem pelo caminho que eles tinham ido. Portanto, o seu foco são os bairros de lata de Nairobi que geram crime.

“Estamos muito gratos à organização de O Caminho para a Felicidade pelos materiais educacionais que recebemos até agora. Eles já fizeram muito para transformar a vida de várias pessoas nas nossas comunidades.”

A equipa de gestão de projetos da Re4mist concebeu um programa denominado “Construir Comunidades Mais Seguras” para ajudar a prevenir o crime mesmo antes de este acontecer e reduzir o consumo de drogas e substâncias, abandono escolar, gravidez na adolescência e a degradação das áreas dos bairros de lata. Eles usam a sensibilização, a produtividade e o melhoramento de competências para capacitar as pessoas nos bairros de lata da cidade.

Os materiais educacionais de O Caminho para a Felicidade vieram na altura certa para enriquecer o programa. Como disse o chefe do grupo: “Estamos muito gratos à organização de O Caminho para a Felicidade pelos materiais educacionais que recebemos até agora. Eles já fizeram muito para transformar a vida de várias pessoas nas nossas comunidades.”

As duas principais áreas de foco para os Re4mists são escolas e prisões. Eles começaram em quatro prisões, duas para mulheres, uma para homens e uma para jovens. Em cada prisão eles passaram o dia inteiro com reclusos e guardas prisionais a rever o conteúdo do folheto de O Caminho para a Felicidade. Ao aprenderem os 21 preceitos, os reclusos partilhavam declarações como: “Se pudesse ter visto isto, não teria acabado aqui.”

Na instituição Kamae Girls Borstal, eles começaram com 30 raparigas, muitas delas detidas devido ao consumo de drogas e substâncias. Primeiro levaram todas as raparigas através dos 21 preceitos, incluindo o preceito 2, “Seja Moderado”, começando com o ponto 1: “Não tome drogas e medicamentos prejudiciais.” Elas foram divididas em cinco grupos menores e foi atribuído a cada grupo um preceito para observar mais profundamente e voltar com uma apresentação desse preceito ao grupo inteiro. Todas as semanas, os seminários irão continuar até que todos os preceitos sejam abrangidos.

Eles também queriam alcançar a comunidade e assim fizeram parceria com a Organização Mathare Children’s Fund Panairobi, que patrocina a educação de crianças dos bairros de lata. Eles também colaboraram com Acclaim Community Transformers, um grupo formado por duas pessoas que cresceram no bairro Mathare, que em vez de saírem depois de terminarem a escola, ficaram para tornar a sua carreira “cuidar dos feridos, doentes e desesperados” do bairro de lata.

Juntos, os grupos entregaram seminários a 67 adolescentes e jovens em escolas primárias e secundárias do bairro Mathare e de outros bairros de lata de Nairobi, incluindo Huruma, Korogocho e Babadogo. Os jovens com quem eles trabalharam estão expostos ao crime, drogas e toxicodependência desde uma idade muito jovem que leva a desistências escolares e gravidez na adolescência.

Mas com O Caminho para a Felicidade como um caminho orientador para eles, estas comunidades de Nairobi têm agora um futuro mais brilhante.